WebSDR – Como usar?

Um pequeno tutorial para aprender a usar os recursos básicos de um WebSDR.

Vamos abordar a utilização do OpenWebRX, a versão do SDR utilizada pelo Radiofarol e mantida por PU3MIP

Para acessar o SDR clique em http://mip.redirectme.net:8073/ (caso retorne erro verifique se o navegador não trocou de HTTP para HTTPS)

Visão Geral

Assim que abrir o SDR você vai ver uma interface parecida com a imagem abaixo.

Na parte superior da página você pode acessar as memórias do SDR (imagem abaixo). São registros salvos pelo mantenedor para facilitar a navegação pelo espectro. Nas memórias constam as principais repetidoras, o inicio e fim das sub-faixas, APRS, satélites e principalmente a identificação de Criminosos que utilizam o espectro sem habilitação da Anatel. Para utilizar uma das memórias basta clicar nela com o mouse.

Para ir direto para uma frequência basta clicar na régua de frequências (exemplo abaixo, monitorando 146.650)

Receptor

Já no lado direito inferior da tela você vai ver o “receptor”. É um pequeno conjunto de comandos com todas as funções que precisamos em um rádio receptor.

Na parte superior do receptor temos a frequência sintonizada e a banda (2m, no exemplo da imagem abaixo). Aqui você também pode digitar ou selecionar com o mouse a frequência desejada.

Em seguida temos os Modos (FM, AM, SSB, etc), e entre eles diversos modos digitais com decodificação em tempo real na tela (por exemplo: selecione uma frequência de FT8 e escolha o modo correspondente, ou ainda clique em APRS nas memórias e acompanhe a decodificação direto na tela do SDR; Veja exemplo mais abaixo)

Ainda no receptor, temos os controles de Volume, silenciador, filtro de ruído, controles de tela e o botão “[REC]” (bastante utilizado para gravar os sinais recebidos – o SDR gera um arquivo com o áudio no formato .mp3 para download)

Por último, no rodapé do SDR vamos encontrar algumas informações sobre o hardware que suporta o OpenWebRX. Essas informações não são relevantes para o usuário.

Sinais no espectro

Hoje em dia nem todos os sinais no espectro são “aproveitáveis”, respeitando o contexto de cada pesquisa. O espectro está tomado de interferências, piratas, não-piratas operando em sub-faixas incorretas e etc e tal. Para diferenciar os sinais você deve ficar atento já que as transmissões são representados visualmente como “riscos” modulados (conforme o modo transmitido). E quanto mais forte o sinal recebido pelo SDR, mais a cor se aproxima do espectro vermelho.

Na imagem abaixo, usada como exemplo, apontado em AMARELO podemos ver um sinal claramente modulado – é uma transmissão de voz, seguido de outros sinais apontados em VERMELHO – são interferências (geradas por agentes naturais ou por equipamentos próximos do receptor).

DesafioCom o tempo você vai notar que é possível distinguir visualmente o sinal das estações transmissoras, como se fossem impressões digitais no espectro. Tente visualizar os detalhes nos sinais, eles são diferentes de rádio para rádio.

Decodificando sinais digitais

O SDR conta com uma grande quantidade de módulos para decodificação de sinais digitais. Eles estão disponíveis quando clicamos em “[DIG]”, no receptor.

Abaixo um exemplo de decodificação de APRS em tempo real diretamente na tela do SDR. Ainda sobre o tópico anterior, note que o sinal é visualmente diferente de uma transmissão modulada “por voz”.

Outros sinal bastante comum que pode ser decodificado diretamente no SDR são as rodadas de transmissão de SSTV pela Estação Espacial. No nosso SDR existe uma memória que carrega todos os parâmetros necessários. Vale a pena tentar – acompanhe a agenda de transmissões no site da ARISS.

Chat

O OpenWebRX contempla um chat para conversa entre os usuários que estão no momento acessando o sistema. Para acessar clique no ícone “Chat” do canto superior direito.

Uma caixa vai aparecer na metade inferior da sua tela e então você poderá enviar/receber mensagens para todos os usuários que estão acessando o SDR.

Ficou com alguma dúvida? Compartilhe conosco nos comentários – será um prazer responder

73! PU3MIP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *